Dragon Ball (em japonês: ドラゴンボール Doragon Bōru) é um mangá japonês criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Weekly Shōnen Jump, a partir de 1986. O mangá deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá. O animeDragon Ball tem sua história baseada nos 16 primeiros volumes do mangá original, e a da seqüencia, Dragon Ball Z, baseia-se nos 26 volumes restantes.
Com elementos da mitologia japonesa, Akira criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, dinossauros, máquinas futurísticas e qualquer coisa que sua imaginação permitisse. Tudo começa com o pequeno garoto Son Goku, que mora sozinho na Montanha Paozu. Ele foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan que o ensinou kung fu. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. Ágil, forte e sem nenhum sinal de maldade dentro de si, Goku se difere das outras pessoas por ter um rabo de macaco. A história começa quando Goku conhece a garota Bulma. Ela o convence a ajuda-lá na busca pelas 7 Esferas do Dragão que quando reunidas, invocam o Deus Dragão Shenlong que pode realizar um desejo. Com o tempo, Goku vai crescendo, fazendo novas amizades e livrando o mundo do Imperador Pilaf, as Forças Red Ribbon e o temível Piccolo Daimaoh.
Dragon Ball Z (em japonês: ドラゴンボールZ Doragon Bōru Zetto) é um anime que faz parte da franquia Dragon Ball e corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá original (33 a 83 na edição brasileira). Alguns adultos criticaram o grau de violência apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Foram vendidos muitos produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, posteres além de vídeos e jogos.
O sucesso da série Dragon Ball levou a criação da continuação, Dragon Ball Z. A série dirige-se ao público adolescente e adulto. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em algumas partes da série. Possui vários episódios em que poucas coisas acontecem, aumentando o suspense.
Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série, podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças, como os Saiyajins, e suas transformações.
Dragon Ball GT (em japonês: ドラゴンボール GT) é a sequencia de Dragon Ball Z, cujo a série só é produzida pela Toei Animation. Apesar de ser considerada uma sequência da série, muitos a consideram uma série à parte e exclusiva, ou seja uma não continuação da série Dragon Ball Z. Alguns dos motivos são o facto de Akira Toriyama não fazer parte da equipa de roteiristas da série Dragon Ball GT , e também o facto da série não fazer parte do mangá original. A série Dragon Ball GT é a menor da série Dragon Ball, que consiste em apenas 64 episódios, ao contrário de seu antecessor, Dragon Ball Z, que consistia de 291 episódios, e Dragon Ball, que consistia de 153. Originalmente concebido para abranger 40 episódios (terminando depois da Saga de Baby), a série continuou por mais 24 episódios, antes de ser concluído pelo filme Dragon Ball GT: A Hero's Legacy
Dragon Ball Kai (em japonês: ドラゴンボール改(カイ) Doragon Bōru Kai?) é o remakeda série de animação japonesa Dragon Ball Z remasterizado em HD, anunciado em fevereiro de 2009 pela Toei Animation. Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A nova versão da série possui nova abertura e encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. Seriam produzidos 98 episódios da versão Kai, mas por conta do terremoto seguido de tsunami no Japão, o último episódio foi cancelado, e foram exibidos 97 episódios no total, significando um corte de 194 episódios da versão Z. Este corte teve como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original. O anime estreiou no Brasil no canal a cabo Cartoon Network, no dia 4 de abril de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário